A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) foi oficialmente instituída em maio de 2009 na Bahia. É um órgão integralmente público, intermunicipal, integrante da administração indireta dos Municípios, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e dotado de personalidade jurídica de direito privado. Esse modelo surge da combinação entre duas modalidades de instituições públicas da administração brasileira: as autarquias e as empresas estatais.
A FESF-SUS se constitui como uma proposta inovadora e consistente para avançar no fortalecimento do SUS e no desenvolvimento de um modelo de gestão interfederativa, atuando em todas as regiões da Bahia cumprindo função essencial para a gestão compartilhada com os entes federativos de serviços de saúde.
A equipe de pesquisa da FESF-SUS atua desde 2017 desenvolvendo estudos relacionados à inovação, tecnologias de informação e comunicação e saúde. Esteve à frente dos estudos que resultaram na criação da FESFTech e na construção dos eventos e desafios tecnológicos que culminaram na realização da Encomenda Tecnológica que gerou a iPeS.
A Fesf-tech é a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da FESF-SUS. Foi inaugurada em 23 de novembro de 2018 com a proposta de ser um HUB (espaço de encontros, interseções, aproximando e integrando pessoas, Universidades, Institutos de Pesquisa, poder público e startups) em saúde na Bahia, proporcionando um “Ecossistema” favorável ao desenvolvimento de projetos tecnológicos e de inovação, buscando estimular a produção de novos conhecimentos direcionados às necessidades do SUS.